BENEFÍCIOS DO EXCLUSIVO EXTRATO DE UVA E VINHO DA ADEGA DO CORPO

PARECER DA DOUTORA JULIANE BARRETO OLIVEIRA – PESQUISADORA CNPQ / EMBRAPA – SOBRE OS BENEFÍCIOS DO EXCLUSIVO EXTRATO DE UVA E VINHO DA ADEGA DO CORPO

A uva e o vinho estão presentes na história da humanidade! O sumo extraído das uvas, é um elixir valioso para a nossa saúde e bem-estar. Na sua composição existem nutrientes antioxidantes, como o resveratrol e flavonoides, que são a verdadeira receita da juventude, capazes de reduzirem o processo de envelhecimento e de combaterem doenças degenerativas, como é o caso de algumas doenças oncológicas e cardiovasculares.

Benefícios dos polifenóis das uvas viníferas são incontáveis:

  • Antienvelhecimento | Antioxidante | Antirradicais livres – que são os responsáveis por rugas e envelhecimentos; age como um “limpador” dos radicais livres, defendendo o corpo contra a poluição e radiação solar;
  • São mais fortes e eficazes que a vitamina C e E;
  • Melhoram a circulação através do reforço dos vasos sanguíneos
  • Calmante para a pele, funciona como anti-inflamatório;
  • Acelera a cicatrização de feridas;
  • Estimulação da síntese de colágeno, enquanto apoia a saúde capilar;
  • Auxilia a combater os raios solares se usado de maneira tópica.

Como pesquisadora, dedico minha vida profissional e acadêmica em contribuir para a difusão das propriedades terapêuticas da uva e do vinho.

Tenho acompanhado o trabalho realizado pela empresa de cosméticos Adega do Corpo, e tive acesso ao composto fenólico desenvolvido pela mesma, feito exclusivamente da uva e vinho. Sua formulação contém:

Riqueza em mucilagens, pectina, sacarose, frutose e glicose, taninos, e alfa hidroxiácidos (cítrico e málico), vitaminas A, C, B1, B2 e B3, sais minerais (ferro, cálcio, fósforo, sódio e potássio), além de flavonóides como leucoantocianidinas e proantocianidinas. Possui propriedades adstringentes e anti-seborréica obtida dos taninos e AHA, além de hidratação e nutrição obtidas através das vitaminas, minerais e açúcares. As propriedades mais nobres ficam para os flavonóides, pois os existentes na uva são varredores de radicais livres e, portanto atuam na prevenção do envelhecimento do organismo.

Já o ÓLEO DA SEMENTE DA UVA, é responsável pela regeneração e manutenção do tecido cutâneo, revitalizando-o. Altos índices de ácido linoleico (conhecido como Ômega 6) e é altamente rico em tocoferol (vitamina E – antioxidante).

Espero ter contribuído e me coloco à disposição para auxiliar na pesquisa e difusão dos estudos sobre uva e vinho, como sendo um aliado indispensável na vida humana.

Até mais!

 

Drª Juliane B. de Oliveira
Pesquisadora Pós-doc CNPq/Embrapa Uva e Vinho;
Doutora em Engenharia Alimentar – ULisboa, Portugal;
Mestre em Horticultura Irrigada – UNEB, Brasil;
Tecnóloga em Viticultura e Enologia – IFSertão, Brasil;
Área de atuação: análises físico-químicas em uvas e derivados, viticultura e processos de vinificação.
Autora de dezenas de artigos em congressos, teses e publicações em periódicos científicos.

Acesse: http://lattes.cnpq.br/7723020942737713